10/12/2011

"Sermão de Santo António aos Peixes" - ideias principais + recursos estilísticos (por capítulo)

Ficha Informativa com um resumo, por capítulos, do Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira. Para além da síntese/esquema de "o que se diz" (resumo das ideias principais), é também analisado o "como se diz" (os recursos estilísticos utilizados).
Esta ficha, juntamente com esta, são dois instrumentos fundamentais para a preparação do teste de avaliação sobre Texto Argumentativo, para além dos questionários de interpretação global, de cada um dos capítulos, que aqui foram fornecidos. Resta-me desejar-te um bom estudo!



Sermão de Santo António aos Peixes - características da obra e estilo do autor

Ainda uma outra Ficha Informativa sobre o Sermão de Santo António aos Peixes, desta vez sobre as características da obra e do estilo do Padre António Vieira. Aconselho a leitura atenta deste documento para a preparação conveniente do teste de avaliação. Bom estudo!



Padre António Vieira - o contexto político, social e cultural em que viveu

Ficha Informativa sobre a época em que viveu o Padre António Vieira: o contexto político, social, religioso e cultural (séc. XVII - o Barroco). Imprime e lê-a com atenção, para ficares a conhecer melhor a sociedade e cultura seiscentista. Bom estudo!



Sermão de Santo António aos Peixes - a estrutura

Powerpoint com um resumo/esquema da estrutura do Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, para sistematizares os teus conhecimentos sobre esta matéria. Bom estudo!




"Sermão de Santo António aos Peixes" - estrutura, progressão temática, sátira social...

Agora que terminámos a análise aos seis capítulos do Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, aqui tens uma Ficha Informativa com um esquema/síntese de alguns dos apetos mais importantes desta obra: estrutura, progressão temática, progressão textual, alegoria, argumentos, crítica, sátira social e atualidade da obra.
Imprime-a e vê com atenção o que se diz sobre cada um destes aspetos. Bom estudo!






"Sermão de Santo António aos Peixes" - Questionário de Interpretação Global do Cap.VI

Ficha de Trabalho com um questionário de interpretação global do capítulo VI do Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira. Imprime-a e responde ás perguntas que nela encontras. Bom trabalho!




09/12/2011

"Sermão de Santo António aos Peixes" - resumo/esquema do Cap.V (ppt)

Powerpoint sobre as ideias principais do Cap.V do Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira. Completa o que aqui está dito com o que foi referido na aula, a propósito desta parte do texto. Bom estudo!



"Sermão de Santo António aos Peixes" - Questionário de Interpretação Global do Cap.V

Ainda a propósito do Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, aqui tens mais uma Ficha de Trabalho, com um questionário de interpretação global do Cap.V. Depois de leres o texto, responde às questões que te são colocadas. Bom estudo!





"Sermão de Santo António aos Peixes" - Questionário de Interpretação Global do Cap.IV

Na sequência das anteriores, e para que te possas preparar convenientemente para o teste de avaliação, aqui está mais uma Ficha de Trabalho sobre o Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, desta vez com um questionário de interpretação global do Cap.IV
Depois de leres o texto deste capítulo, imprime este documento e responde às questões que nele te são apresentadas. Bom trabalho!





"Sermão de Santo António aos Peixes" - Resumo/Esquema do Cap.I (ppt)

Powerpoint com as ideias principais do Cap. I do Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira. Bom estudo!



08/12/2011

"Sermão de Santo António aos Peixes" - Questionário de Interpretação Global do Cap.III

Depois de leres o texto do Cap.III do Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, imprime esta Ficha de Trabalho e  responde às questões que nela te são apresentadas. Bom trabalho!





"Sermão de Santo António aos Peixes" - questionário de interpretação global do Cap.II

Ficha de Trabalho com um questionário de interpretação global do Cap.II do Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira. Imprime-a e, depois de leres o texto deste capítulo, responde às questões que te são formuladas. Bom trabalho!



"Sermão de Santo António aos Peixes" - questionário de interpretação global do Cap.I

Ficha de Trabalho com questionário de interpretação global do capítulo I do Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira. Imprime-a e, depois de leres o texto desta parte da obra, responde às questões que te são apresentadas. Bom trabalho!





03/12/2011

Texto Argumentativo - artigo de opinião + questionário de interpretação global

Ficha de Trabalho sobre Texto Argumentativo, com um artigo de opinião de José Pacheco Pereira seguido de um questionário de interpretação global. Imprime-a, lê o texto com muita atenção e responde depois às perguntas que te são colocadas. Bom trabalho!



O Discurso Político - discurso de Barack Obama + questionário de interpretação global

Ainda a propósito do Discurso Político, aqui tens mais uma Ficha de Trabalho, com o discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na cerimónia de abertura do ano letivo 2009-2010, seguido de um questionário de interpretação global. 
Imprime-a, lê o texto com muita atenção e responde, depois, às questões que te são apresentadas. Bom trabalho!



01/12/2011

O Barroco e suas características

Apresentação com imagens da arte Barroca, para que fiques a conhecer melhor as manifestações artísticas deste período na pintura, escultura e arquitetura:


Para aprofundares os teus conhecimentos sobre as características do Barroco, vê este vídeo.


Sermão de Santo António aos Peixes - Estrutura (ppt)

Powerpoint sobre a forma e o conteúdo do Sermão de Santo António aos Peixes, do Pª António Vieira:
 autor: pausapracafe