28/11/2011

Sermão de Santo António aos Peixes: esquema-síntese

Como prometido, aqui têm uma Ficha Informativa com um esquema-síntese do Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira. Nela encontras um resumo dos aspetos formais e de conteúdo mais significativos da obra. Espero que te seja útil! Bom estudo!



Articuladores de Discurso

Ficha Informativa sobre Articuladores de Discurso. Bom estudo!




Formação de Palavras - exercícios de V/F

Ficha de Trabalho sobre Formação de Palavras, para reveres os teus conhecimentos sobre esta matéria. Imprime-a e resolve o exercício que te é proposto. Bom trabalho!




O Discurso Político - discurso de Saramago + questionário de interpretação

Sobre o Discurso Político, aqui têm uma Ficha de Trabalho com um discurso de José Saramago, seguido de um questionário de compreensão/interpretação global. Imprime-a e responde às questões que te são colocadas. Bom trabalho!




15/11/2011

Sermão de Santo António aos Peixes, Pª António Vieira - resumo

Peça oratória de Padre António Vieira, proferida três dias antes do jesuíta partir para Lisboa, na cidade de São Luís do Maranhão (Brasil), em 1654, na sequência dos litígios entre jesuítas e colonos do Brasil, por causa da escravização dos índios.Construindo o sermão sob a forma de alegoria, Vieira faz considerações sobre virtudes e vícios humanos. Esta oratória apresenta uma construção literária e argumentativa notáveis. Fina ironia e forte sátira percorrem o texto assim como uma exuberante linguagem barroca, rica de sugestões alegóricas e de recursos estilísticos. 

As partes constituintes do sermão são o exórdio, a invocação, a exposição ou informação, a confirmação e a peroração

No exórdio, Pe. António Vieira parte do conceito predicável "Vós sois o sal da terra". E, tal como Santo António, também ele dirige a sua palavra aos peixes, dado que não é ouvido pelos homens. 
Segue-se a invocação à Virgem Maria. Durante a exposição ou informação, Pe. António Vieira explica as propriedades do sal e, por paralelismo, a importância das pregações para salvar os homens. Louva depois as virtudes dos peixes e repreende, em seguida, os seus vícios. 


Na confirmação, apresenta as qualidades dos peixes: o santo peixe de Tobias tem o dom de sarar da cegueira e repelir os demónios; a rémora tem força e poder; o torpedo possui a faculdade de eletrizar; o quatro-olhos tem a capacidade de vigiar. Na segunda parte da confirmação, Pe. António Vieira indica, primeiramente, numa visão de conjunto, os defeitos dos peixes. Em seguida, particulariza a crítica: os roncadores são convencidos e soberbos; os pegadores, parasitas e oportunistas; os voadores, ambiciosos e presunçosos; o polvo, hipócrita e traidor, contrapondo-se a Santo António, modelo de candura, sinceridade e verdade.



Na peroração ou epílogo, o pregador faz uma última advertência aos peixes. Exorta-os a sacrificarem a Deus o respeito e a reverência. Antes de terminar o sermão, com um admirável hino de louvor, Pe. António Vieira confessa-se pecador, em oposição aos peixes.

retirado de:
Sermão de Santo António aos Peixes. In Infopédia, Porto: Porto Editora, 2003-2011


ESQUEMA /RESUMO DA OBRA:

Série "Grandes Livros" - Sermão de Santo António aos Peixes, Padre António Vieira (doc. RTP)

Há tempos, a RTP2 exibiu um programa intitulado "Grandes Livros" onde, em cada um dos episódios, era retratada uma obra-prima da literatura portuguesa. Um dos episódios dessa série foi dedicado ao Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira.

Neste vídeo que aqui vos deixo, podem ver esse programa na íntegra. Espero que, deste modo, não só fiquem a conhecer a vida e obra do autor, mas também consigam perceber a grandiosidade artística e literária desta obra.






Sermão de Santo António aos Peixes - Pª António Vieira (eBook)

Vamos iniciar a análise da obra  do Padre António Vieira, Sermão de Santo António aos Peixes. Aqui tens o texto na íntegra: