23/10/2011

Sintaxe - As Funções Sintáticas

Ficha Informativa sobre Funções Sintáticas. Começamos pelo análise das funções sintáticas ao nível da frase e passamos, depois, para a análise das funções sintáticas internas ao grupo nominal, ao grupo verbal e ao grupo adjetival. 
Bom estudo!


retirado de Expressões (Port. 11º Ano), Porto Editora

escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

22/10/2011

O Texto Publicitário - Teste de Avaliação Formativa

Para terminar o estudo do Texto Publicitário, aqui tens um Teste de Avaliação Formativa sobre este tipo de texto. Imprime-o e responde às questões que te são colocadas sobre esta matéria. No final, consulta as soluções, para verificares as tuas respostas. Bom trabalho!


nota - para veres as soluções, consulta este documento.



O Texto Publicitário - ficha de trabalho

Dado que terminámos o estudo do Texto Publicitário, deixo-vos aqui uma Ficha de Trabalho para poderem aplicar os vossos conhecimentos sobre esta matéria. Imprimam-na e respondam às questões que vos são colocadas. Bom trabalho!



retirado de Expressões (Port. 11º Ano), Porto Editora


Publicidade: análise de três anúncios publicitários

Terminámos o estudo do Texto Publicitário. Assim sendo, aqui tens uma Ficha Informativa com a análise dos três anúncios publicitários que vimos nas aulas. Imprime-a e guarda-a no teu portefólio. BOM ESTUDO!


retirado do manual Plural 11, Lisboa Editores



12/10/2011

Guia "Nova Ortografia - Modo de Usar"

A propósito do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a Priberam disponibilizou o guia Nova Ortografia: Modo de Usar. Com ele, podemos conhecer as alterações trazidas pelo dito Acordo e usar as novas regras de ortografia da língua portuguesa.





09/10/2011

Processos Irregulares de Formação de Palavras - explicação e exercícios

Ficha Informativa sobre os Processos Irregulares de Formação de Palavras. Na pág.2, tens um exercício para aplicares os teus conhecimentos sobre esta matéria.
Imprime a Ficha, lê-a com atenção e responde, depois às questões que te são formuladas. Bom trabalho!


NOTA - Para veres a correção desta Ficha de Trabalho, CARREGA AQUI.

retirado de Português Onze, Lisboa Editora



Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa - exercícios

Ficha de Trabalho com exercícios sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Imprime-a e responde às questões que te são colocadas. Bom Trabalho!



Retirado do manual Expressões - Português 11º Ano, Porto Editora